Fies 2 via

Qual o calendário de inscrição do Fies em 2022?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que auxilia os alunos ao acesso ao Ensino Superior. O programa tem como objetivo financiar cursos de graduação em faculdades privadas de todo o país. No entanto, algumas regras do FIES mudaram recentemente e a novidade trouxe dúvidas e incertezas para alguns alunos.

Pensando nisso, preparamos esse texto para tirar algumas dessas dúvidas, a   principal delas é a respeito do calendário de  inscrição do Fies em 2022.

Fies 2 via

O que se sabe até agora, de acordo com o último edital publicado pelo MEC, é que o período de inscrição inicia no dia 5 e vai até 12 de fevereiro.

Já a etapa de pré-seleção dos candidatos, deve acontecer no dia 26 de fevereiro. Caso você não tenha sido selecionado nesta etapa, não se desespere, você ainda tem chances e pode participar da lista de espera e conseguir um lugar no tão sonhado curso de graduação. Nesse caso, você deve manifestar o interesse de participar da chamada da lista de espera, entre os dias 26 de fevereiro a 31 de março.

É importante que você fique atento ao site do FIES, pois estas datas podem sofrer mudanças a qualquer momento.

Quem pode se inscrever no FIES?

Dentre as mudanças do Fies  em 2022,  está  a  possibilidade de juros zero para alunos com uma renda mais baixa, de acordo com uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do aluno. O estudante começará a pagar as prestações de acordo com o seu limite de renda.

Houveram também mudanças para a inscrição no programa. Se você deseja se inscrever para o FIES, saiba que existem alguns pré-requisitos, dentre eles ter participado de alguma edição do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio)  a partir do ano de 2010 e obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Como obter taxa de juros zero no FIES?

Para tentar ser contemplado com a taxa de juros zero no FIES o aluno precisa possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos, por pessoa.

Como se inscrever no FIES em 2022?

Para se cadastrar no processo seletivo do FIES, é simples:

  • Primeiro passo acesse o site do FIES
  • Clique em “Minha Inscrição”
  • Em seguida em “Fazer Cadastro”
  • Você será direcionado para a página do governo,  onde irá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
  • Concluído o cadastro, você será direcionado de volta para a página do FIES.
  • Clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o seu  CPF e a senha que você criou no momento do cadastro.
  • Pronto! Você já está no sistema de inscrição do FIES, aí é  só preencher as informações solicitadas e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.