Waze
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Waze, que se trata de um dos maiores aplicativos de navegação e trânsito do mundo.
Através dele, é possível compartilhar informações a respeito das vias de trânsito em tempo real, o que ajuda outros motoristas a economizarem tempo e combustível devido aos deslocamentos diários com seus veículos.
E caso você nunca tenha utilizado ou mesmo ouvido falar sobre o Waze, fique tranquilo, pois nesse artigo vamos te explicar certinho como ele funciona, e como você pode utiliza-lo em seu dia a dia.
O que é o Waze
Quem é que nunca se deparou com um trânsito congestionado e atrasou em compromissos?
Imagine encontrar uma comunidade onde fosse possível saber com antecedência, como está a via onde você pretende passar e escapar do trânsito, pegando sempre a melhor rota.
Isso tudo é possível com o aplicativo Waze, que pode ser baixado em smartphones do sistema Android e iOS .
Já são mais de 100 milhões de motoristas aproveitando todas as funcionalidades do aplicativo e contribuindo para um melhor roteamento para todos.
Como funciona o Waze
O Waze funciona como um GPS, onde você insere seu destino e ele não apenas oferece a melhor rota, como também informa a respeito de acidentes na via, perigos, blitz policiais, radares, e engarrafamentos.
O aplicativo é uma comunidade com editores ativos, trabalhando constantemente para atualizar os mapas, a fim de refletir o mais rápido possível, as mudanças que acontecem no bairro.
Através do aplicativo, você também pode ver outros amigos que estão dirigindo para o mesmo destino que o seu, ao se conectar com o Fecebook.
Outra funcionalidade do Waze, é que é possível ainda economizar no combustível, afinal através das informações compartilhadas na comunidade, você encontra qual o posto de combustível está mais em conta em sua rota, sem precisar desviar o percurso.
Como utilizar o Waze
Para utilizar o Waze, é necessário instalar o aplicativo em seu aparelho e ter conexão com a internet durante o uso, para que todas as funcionalidades do aplicativo possam ser utilizadas.
Essa conexão de dados ativa, permite que o Waze seja enriquecido com informações imediatas de como está o trânsito, garantindo um mapa atualizado.
A melhor forma de melhorar o app, é dirigir com o Waze aberto, mesmo sem estar usando suas orientações.
Desta forma, ele utiliza as informações a fim de calcular a velocidade média, melhorar o layout da via, verificar erros e aprender o sentido correto das ruas.
Ao ficar com as linhas da rua na cor laranja, significa que o tráfego está intenso, mas ao aparecer em vermelho, quer dizer que a velocidade de locomoção está muito baixa.
Os balões que aparecem no app, informam qual a velocidade média da pista.
Tanto os mapas, quanto a navegação, são alimentados pelos próprios usuários, e é justamente isso garante informações precisas em tempo real.
Quando você estiver numa via congestionada, você pode dizer se o tráfego é moderado, intenso ou completamente parado, adicionando as justificativas para tal cenário, como por exemplo “acidente na pista”.
Isso mostra que quanto mais pessoas utilizarem o Waze aberto enquanto dirigirem , melhores serão os serviços de navegação.