A pedagogia é um campo muito maior que imaginamos, ela é uma área que vai muito além das salas de aula nas escolas, ou seja, do conhecimento que é passado do professor para os alunos. Por exemplo, você já ouviu falar alguma vez sobre quais são as principais tendências pedagógicas? Com toda a certeza este é um assunto que deverá ser tratado ao longo dos quatro anos da faculdade de pedagogia.
Mas hoje, para matar a sua curiosidade, vamos adiantar um pouco desse conteúdo e te contar tudo sobre pedagogia e sobre quais são essas tendências pedagógicas. Em primeiro lugar, precisamos destacar que essas tendências pedagógicas nada mais são do que um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que discorrem sobre como a educação pode ser compartilhada em uma sala de aula.
Dessa maneira, quando falamos em tendências pedagógicas também precisamos destacar que existem dois modelos que são os principais: o liberal e o progressista. Em resumo, podemos afirmar que o primeiro modelo opta por manter a sociedade do jeito que ela está. Já o segundo modelo por outro lado, coloca a educação como uma ferramenta transformadora na nossa sociedade.
Sendo assim, nesse texto vamos falar mais especificamente sobre o segundo modelo, que traz as tendências pedagógicas progressistas. Iniciamos destacando que ao realizar um curso de pedagogia ead provavelmente você irá se deparar com a seguinte explicação para a Pedagogia Progressista: o progresso faz parte de sua metodologia de ensino e a inspiração vem da teoria do conhecimento marxista.
É preciso destacar também que seja em curso presencial ou um curso de pedagogia a distância, uma das discussões que poderá aparecer ao longo dos quatro anos de faculdade é que é possível perceber como essa formação pedagógica progressista estimula rupturas, para chegar em um local teórico e abstrato. Para isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado.
Dentro desse modelo de pedagogia progressista podemos destacar as seguintes tendências: Libertária, Libertadora e Histórica-crítica. A seguir vamos detalhar as principais características de cada uma delas.
Começando com a tendência Libertária, ela é contra o autoritarismo e a favor do auto gerenciamento. Simplificando, como o próprio nome já diz, ela dá liberdade para o aluno. Dessa maneira o aluno aprende principalmente com base na troca do grupo, o que ajuda bastante na transformação da sua personalidade, para que ele se torne mais independente. Esse modelo resiste à ação controladora do estado, pois não prevê avaliações tradicionais. Dessa maneira, o aluno é avaliado na medida em que vive situações, experimenta coisas novas e coloca isso no seu dia a dia da escola.
Por outro lado, na tendência Libertadora em primeiro lugar é preciso destacar que ela não é a mesma coisa que a libertária. O nome pode ser parecido, mas as propostas são um pouco diferentes. Na Libertadora, a consciência, especialmente política, está por toda parte. Ela defende a ideia de que o aluno consiga transformar a sua realidade com esse pensamento. Ou seja, a problematização da realidade faz parte do dia a dia desse aluno e isso o ajuda a entender a sua relação e o papel social como pessoa, tanto na natureza, quanto com os colegas, familiares e o resto do mundo. Nesse caso é preciso destacar ainda que a reflexão crítica e a participação do estudante como protagonista na aquisição de conhecimento são muito bem-trabalhadas. O aluno deixa de ser apenas um receptor para começar a disseminar também o conteúdo.
A terceira tendência progressista é a Histórica-crítica, ela propõe que exista uma interação entre o conteúdo e a realidade que se vive. Para os defensores dessa ideia, esse fato ajudaria a transformar a sociedade, pois não se prenderia naquele modelo tradicional de ensino que fica ligado só na reprodução do conteúdo. Nessa tendência a avaliação vem com um diagnóstico contínuo, com o intuito de recolher dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A ideia é que essas informações sirvam como base para adaptação da prática pedagógica. E essa tendência também coloca o estudante a par dos resultados para que possa ajudar na mudança.
Para que fique claro, vamos reforçar mais uma vez, a pedagogia progressista acredita que as tendências devem ser aplicadas partindo de uma análise crítica das realidades sociais, e elas sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas defendem a autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. Ou seja, elas se opõem ao ensino tecnicista, de linha autoritária, em que professores e alunos executam projetos elaborados em gabinetes e desvinculados do contexto social e político. Concluindo, podemos afirmar que a pedagogia progressista procura formar cidadãos conscientes e participativos na vida de uma sociedade, pois essa tendência leva o aluno a refletir, a desenvolver o espírito crítico e criativo e a relacionar todo o seu aprendizado com o contexto social em que está inserido.